Facape sedia 3º Encontro Ouvidoria em Ação

Publicado em: 17/08/2017

Categoria: Eventos

Durante esta quinta-feira (17) a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape recebeu a 3ª edição do Encontro Ouvidoria em Ação – Participação Social e Cidadania,  evento promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuxo (SCGE), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado. O encontro é destinado a ouvidores, gestores públicos e interessados na temática.

A iniciativa teve o objetivo de estimular a implantação de ouvidorias em todas esferas de poder. No evento foram abordadas as temáticas: "Ouvidoria-Geral do Estado: Ferramenta de Gestão e Controle Social", "Democracia e Participação Social", "Implantação de Ouvidorias Municipais e Experiência de OGM Petrolina" e "A Evolução das Ouvidorias no Brasil". 

Durante a abertura estiveram presentes o presidente da Facape, Antonio Habib; o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o secretário executivo da Controladoria Geral do Estado, Caio Mulatinho; a representante da Associação Brasileira de Ouvidores, Déa Sales; o ouvidor e promotor do Ministério Público, Antonio Carlos; a diretora de Ouvidoria e Controle Social, Zelia Correia; o coordenador da Ouvidoria do TCE-PE, Eduardo Porto; o controlador Geral da União, Abelardo Lopes e a secretária executiva da Controladoria Geral do Município, Flávia Antunes.

Em sua fala o prefeito Miguel destacou a necessidade dos governos, em todas as esferas, administrarem ao lado da população, ouvindo os reclames, mas também oportunizando que o cidadão seja agente participativo no dia a dia da gestão. Para Miguel, a Ouvidoria é ferramenta primordial para isto.  Já o presidente da Facape, Antonio Habib, destacou que a Ouvidoria é um importante canal de comunicação com o público e que a Faculdade faz uso deste mecanismo para avaliar as principais necessidades dos alunos e também de todo o público que se relaciona com a Instituição. Habib parabenizou o governo do estado e a Prefeitura pela realização do Encontro, evento que vai possibilitar o aprimoramento nas formas de utilizar a Ouvidoria para melhorar as gestões.


Texto e fotos: Thirza Santos