Trabalho de egresso da Facape é premiado em evento nacional de Contabilidade

Publicado em: 12/06/2017

Categoria: Graduação

Uma das metas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) é incentivar a prática da pesquisa tanto durante os cursos, quanto após a conclusão da graduação. Seguindo esses estímulos, dois ex-alunos do curso de Ciências Contábeis da Facape tiveram artigos aceitos no XI Congresso ANPCONT, que reúne as melhores publicações da comunidade acadêmica do país na área. Um deles, João Carlos Hipólito, teve seu estudo escolhido como o melhor trabalho do evento. João é professor assistente na UFPI (Universidade Federal do Piauí) e doutorando em Ciências Contábeis na UFRJ.
"As Relações entre Governança Corporativa, Risco e Endividamento e suas Influências no Desempenho Financeiro e no Valor de Mercado de Empresas Brasileiras" foi desenvolvido em parceria com mais outros três pesquisadores. Para João Carlos, pesquisas como esta são importantes para o mercado financeiro. "O estudo possibilita examinar os relacionamentos teóricos de construtora, como Governança Corporativa, Desempenho Financeiro, Risco, Endividamento e Valor de Mercado. Ter esta pesquisa premiada é, para nós, um reconhecimento da qualidade e, sobretudo, relevância do estudo contábil por nós conduzido", comenta.
Ele destaca, ainda, o papel da Facape na sua formação acadêmica. "Antes mesmo de concluir a graduação, já me sentia preparado para enfrentar os desafios da vida profissional pela qualidade das aulas mas, sobretudo, pela vivência que os docentes sempre nos passavam em sala. A ética profissional, o senso crítico e o trabalho em equipe também foram aprendizados bem marcantes na minha graduação", comenta.
Já Thiago Bruno de Jesus, que também estudou na Facape e atualmente é  professor assistente na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados no Mato Grosso do Sul), apresentou o artigo com o título "Evidências dos efeitos das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada na formação de inconsciente coletivo no conhecimento de Contabilidade de Custos". Ele explica que o corpo docente da faculdade teve papel fundamental na sua carreira como pesquisador. "Esse é o terceiro ano que tenho artigo aprovado no Congresso e acredito que a principal contribuição da Facape foi incentivar as práticas de pesquisa, por meio de seus professores. Sendo esse um dos maiores eventos da nossa área, a interação com outros profissionais é um dos pontos mais importantes", salienta.

Evento

O XI Congresso ANPCONT aconteceu entre os dias 03 e 06 de junho, na cidade de Belo Horizonte-MG. Além de João Carlos e Thiago Bruno, o professor Josaias Santana, da Facape, também teve artigo aprovado para o evento.
Texto: Giúllian Rodrigues (estagiária)   
Jornalista responsável: Thirza Santos DRT-BA 4178