Setembro Amarelo: Palestra na Facape debate valorização da vida

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) promove no dia 18 de setembro (segunda) no auditório, às 19h, a palestra Setembro Amarelo: Valorização da Vida, Acolhimento e Prevenção. As inscrições podem ser feitas gratuitamente  pelo link https://www.even3.com.br/facapesetembroamarelo.

A palestra será ministrada pelos membros do grupo de suicidologia no Vale do São Francisco, Silvio Guimarães e Grace Barros e a coordenadora do Centro de Valorização da Vida em Petrolina (CVV) Francisca de Andrade. Participam ainda do evento a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Município, Ana Célia de Almeida Carvalho e a coordenadora do CAPS AD III, Walquíria Brito Pinheiro. 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos. No Brasil são 32 mortes por dia. A questão, que já se tornou problema de saúde pública e afeta também o Vale do São Francisco, é a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Atenta a estes índices, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - Facape abraçou o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. 

Para o presidente da Facape, Antonio Habib, esta é uma temática que precisa ser debatida com seriedade. "Os números são alarmantes e é necessário quebrarmos o tabu e falar sobre suicídio. Precisamos estabelecer um sistema de prevenção e proteção a pessoas que estão em vulnerabilidade emocional  e a academia deve ser um local para abordar um assunto delicado, mas necessário", destaca Habib.