Facape alcança 3º lugar no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade

Graduação aparece com  48,48% no ranking

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) alcançou colocação de destaque no Exame de Suficiência de 2017, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A graduação aparece com  48,48% no ranking das Instituições de Ensino Superior  de Pernambuco, ocupando o 3º lugar entre as faculdades que tiveram o melhor índice de aprovação. 

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Agnaldo Batista, atribui o resultado à qualidade no ensino oferecido pela Facape. "Essas aprovações são fruto da política adotada pelo corpo docente do curso, quando dá foco na qualidade. Além disso, o empenho de todos que fazem o Colegiado de Contabilidade e o apoio recebido pela Direção, viabilizam nossa prática docente", salienta.

Durante os quatro anos da graduação, os alunos são preparados para o mercado de trabalho, aliando teoria à prática. Além das aulas, os professores realizam atividades e exames que contribuem para que o estudante esteja seguro ao enfrentar os desafios de experiências profissionais. O corpo docente da Facape também busca estimular os discentes a continuarem os estudos e leituras, mesmo após o término da graduação.

Diana Alves está cursando o último semestre e foi aprovada no exame. Ela lembra que os professores incentivam o aprendizado constante. "A faculdade me deu toda bagagem de um bom conhecimento teórico. Aprendi que um bom contador é aquele que lê bastante", afirma. Ana Carolina de Carvalho, aluna que também foi aprovada, conta que as informações adquiridas na faculdade foram fundamentais no seu crescimento profissional. "Tive uma evolução grande e confesso que estou muito animada. Os alunos devem aproveitar ao máximo o curso", salienta.

A estudante Brenda Cardoso participou do exame e teve boa pontuação. Ela explica que um conjunto de fatores colaborou para sua aprovação, mas destaca que a qualidade do ensino da Facape foi essencial para o resultado. "Temos professores capacitados e com vasta experiência na área que buscavam pela aplicação dos conteúdos de forma didática, sempre associando teoria e prática e nos instigando a buscar mais conhecimento", comenta.             

O coordenador do curso de Ciências Contábeis reforça que a Facape sempre teve tradição de bons resultados e os egressos conseguem lugar de destaque em empresas públicas e privadas. "Nossa prática acadêmica tem foco na inserção profissional de alunos dotados de conhecimentos técnicos e científicos, capazes de transformar a realidade das empresas e das entidades sem fins lucrativos. Eles possuem fulcro na ética e foco no controle patrimonial de modo a oferecer as informações aos gestores para a tomada de decisão", reforça Agnaldo.  

Exame
O exame de suficiência é realizado desde 2011 para estudantes do curso de Ciências Contábeis e é requisito para a obtenção de registro profissional no CRC. A prova deste ano foi realizada no dia 26 de março e o resultado final foi divulgado no dia 08 de maio.


Texto: Giúliian Rodrigues           
Jornalista Reponsável: Thirza Santos – DRT/BA 4178